domingo, 7 de julho de 2013

Nossa midiateca 2013

No projeto deste ano da Escola Olga Teixeira (SUSTENTA_HABILIDADES), as professoras Ana Paula e Rosemary da sala de informática, propuseram os seguintes eixos temáticos:
1.consumo inteligente,
2. juventude e futuro,
3. meio ambiente,
4.vida saudável.

 Por isso, elegemos 3 filmes disparadores, a saber: Wall-e (temas 1,2,3 e 4), Up altas aventuras (temas 2 e 3) e Até que a sorte nos separe (tema 1 e 4), sempre linkando com o eixo central da tecnologia . Pedi à minhas turmas de ouvintes, como trabalho de produção, que fizessem uma propaganda com os temas (em que venderiam sua ideia a respeito e usariam elementos presentes nos filmes). Em breve, posto os resultados...


IMAGENS USADAS NA SENSIBILIZAÇÃO DO PROJETO:
















Acho que teremos muito a aprender com estes filmes...


Além disso, o tema foi introduzido com o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=k3q90pPxz9EEncontrei este vídeo da História das coisas no youtube já com janela em LIBRAS para trabalhar com os alunos inclusos, mas  como estava sem som e dividido em duas partes, juntei estas partes e inseri o áudio em português para poder trabalhar com minha turma de alunos ouvintes e surdos inclusos juntos. Neste vídeo, tem uma parte em que a autora nos desafia "Pergunte a sua avó como era antes" (se tinha tanto lixo, tanto desperdício, tanto consumo, se tudo era tão descartável e descartado facilmente); portanto, como atividade inicial, pedimos que eles entrevistassem seus avós ou uma pessoa mais velha e depois, elaboramos um programa de rádio utilizando o áudio destas entrevistas (gravadas no celular dos alunos, enviadas por bluetooth e editadas no audacity). Foi maravilhoso proporcionar um momento em que o jovem trouxesse a fala de alguém mais velho que ele, o ouvisse, dialogasse com ele e que juntos refletissem sobre o tema da sustentabilidade do nosso planeta, pensando na responsabilidade que tem por um mundo melhor, e ainda, usando novas tecnologias, como o celular e o computador, para disponibilizar estas descobertas!!! Um belo exemplo foi o trabalho da Daniele e Adrielly da turma 708:


https://www.dropbox.com/s/dv9rvz4m5a07587/daniele%20708%20editado.wav

Saiba mais no face: https://www.facebook.com/saladeinformaticaolgateixeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário